vendas@bigolar.com.br
54 3321 9595 | 54 3321 9605 | 54 3522 2025
voltar para as receitas

DICAS QUENTES PARA COZINHAR A MASSA AO PONTO

 DICAS QUENTES PARA COZINHAR A MASSA AO PONTO

 

A regra base para cozinhar, é de 1 litro de água para cada 100 gr de massa. Quando a água atingir o ponto de ebulição, acrescente 10 gr de sal (1 colher de sopa rasa), para cada litro de água. Pode parecer que esta quantidade de sal seja demasiada, mas isso ajuda a manter a consistência e o sabor da massa. Logo após ter sido acrescentado o sal na água fervente, haverá um aumento de calor. Ponto ideal para acrescentar a massa. Agora que a massa está completamente mergulhada na água fervente, aconselha-se mexer delicadamente com uma colher de pau para evitar que a massa aglutine.  O tempo de cozimento varia: 2 a 5 minutos para a massa fresca e o dobro para a massa seca. 

         DICA BIGOLAR: quando a massa estiver cozida, desligue o fogo e coloque um copo de água fria, assim a massa permanece no ponto de cozimento certo: "ALL DENTE".


COMO COAR A MASSA

 

Não deixar escorrer totalmente a água, deixando a massa levemente úmida. Neste ponto, a massa deve ser despejada imediatamente numa travessa (possivelmente pré-aquecida). Em seguida, com a mesma rapidez, adicionar o molho.

 

 

PARA A PRODUÇÃO DE MASSAS TIPO: ESPAGUETE, TALHARIM, MACARRÃO... 

 

INGREDIENTES:

Usar de 8 a 9 ovos por quilo de farinha, 1 ½ a 2 colheres (sopa) de azeite, completando com água até alcançar a umidade necessária.

 

MODO DE PREPARO:

No misturador, despeje a farinha, os ovos mexidos, o azeite e a água, deixando amassar por uns 5 minutos, até o ponto em que a massa estiver bem solta e com a granulação de um grão de café. Coloque a massa no extrusor, escolhendo o tipo de trefila que desejar.

 

 

Outras receitas